Pastor Alemão
origem
Deutscher Schäferhund
Como o próprio nome da raça já diz, o Pastor Alemão se originou na Alemanha em 1899 a partir de raças de cães pastores já existentes no país. O Pastor Alemão foi desenvolvido por Max von Stephanitz, um criador de cães que buscava um cão de trabalho que fosse forte fisicamente, inteligente, seguro, atento, autoconfiante e que fosse versátil o suficiente para se adequar também como cão de companhia e proteção.
A partir deste objetivo, von Stephanitz buscou cães com essas características para que assim pudessem originar o Pastor Alemão. Ao longo dos anos, a raça mostrou que o objetivo de Max foi atingindo. Sendo hoje a terceira raça canina mais inteligente do mundo, segundo a AKC (American Kennel Club)
Temperamento

Como de acordo com o desejo de seu criador, o Pastor Alemão deve ser um cão autoconfiante, fiel e versátil. Se for criado desde filhote em um ambiente familiar, tendo contato com diferentes estímulos, sons e pets, ele com certeza será um cão muito inteligente, dócil e de fácil treinamento. O que dificilmente excluirá o fato de que ele é, naturalmente, um cão de proteção. Mesmo sendo um cão super dócil, ele certamente te avisará caso algo esteja errado em sua casa.
O Pastor Alemão foi criado para ser um cão de trabalho, ou seja, para ser um cão ativo e com muita energia. Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, ele certamente desenvolverá comportamentos indesejados caso não seja estimulado física e mentalmente com frequência adequada. Toda essa inteligência, se não for colocada para trabalhar de maneira construtiva, encontrará alternativas destruidoras. Passeios e brincadeiras sem dúvida te ajudarão a ter um cão mais saudável e obediente dentro de casa.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Pastor-alemão